Perfumada e refrescante, a salsa é uma das ervas mais utilizadas do mundo. Originária do sul da Europa, é tão comum que emprestou seu nome ao coentro, conhecido também como salsa-da-china ou salsa árabe, e ao endro, conhecido como salsa-russa ou salsa sueca. Combinada com a cebolinha, forma o mais tradicional tempero brasileiro, o cheiro-verde.
Planta de até 45 cm de altura com caule ereto e folhas verdades serrilhadas, é usada como condimento desde a antiguidade. Existem diversas variedades, como a salsa-crespa, utilizada para decorar pratos, e a salsa-de-hamburgo, cuja raiz é muito apreciada na Europa central e Oriental.
Como usar: Pode ser utilizada com quase todos os alimentos e tipos de preparos, principalmente em molhos. Use-a com batatas na manteiga, omeletes, saladas, ensopados, arroz, massas, sopas, peixes, carnes e queijos macios. É ingrediente fundamental do Tabule. O cheiro da salsa se perde facilmente com o calor. Por isso, não deve ser cozidas por muito tempo. Acrescente a salsa ao final da preparação.
Como conservar
Fresca: Dentro de saquinhos plásticos na geladeira, dura até seis dias. Para prolongar seu frescor, deixe a ponta dos ramos em um recipiente com água fria. A salsa conserva-se muito bem congelada.
Como congelar: Pique-a e coloque em um potinho, e leve-a ao freezer. Pode-se separar as folhas e os talos. Os talos são ótimos para refogados também.
Combina com
A salsa combina com muitas ervas e especiarias e é um dos componentes do bouquet garni (ramo de cheiros). Amarre 3 ramos de salsa, 1 de tomilho e 1 folha de louro e coloque-as em uma panela para aromatizar sopas, por exemplo.
Dicas Culinárias
- Pique salsa e alho e guarde em um frasco com azeite na geladeira. Sirva com peixe grelhado.
- Salsa picada é ótima para retirar o cheiro de alho das mãos.
- Faça um gostoso aperitivo misturando ricota passada na peneira com um pouco de manteiga. Forme bolinhas com a mistura e passe-as na salsa picada. Fica delicioso.
Chá de Salsa contra pedras nos rins e retenção de líquido
A salsa atua como um forte antioxidante eliminando as toxinas do corpo humano, especialmente aquelas que se acumulam na bexiga e do estômago evitando a formação de pedras nos rins e tem poder diurético.
Indicação:
- Infecção da bexiga
- Pedras nos rins,
- Retenção de líquido
Contra indicação: Gravidez – consulte um médico
Chá de Salsa
- 4 xícaras de água mineral
- 4 colheres de chá de salsa fresca picada (incluindo caules, raízes)
Preparo:
- Após ferver as 4 xícaras de água, retire a água do fogo.
- Pique (cortar finamente) as 4 colheres de chá salsa fresca.
- Despeje a salsa na água fervida e mexa.
- Deixe 20 minutos descansando
- Após os 20 minutos sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário